quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Coisas simples para dias complicados

Bom dia mundo! Espero que esteja tudo bem disposto como eu, por haver sol de norte a sul de país, apesar do frio
Convém esclarecer que eu não tenho andado preguiçosa, continuo a fazer algumas coisas boas e a explorar as potencialidades da Bimby, mas sem tempo para colocar os posts.
Posso dizer que ando num processo de aprendizagem intensivo, aproveito cada segundo que posso para seguir com atenção as iguarias que vão surgindo nos blogues amigos, para devorar os programas do Foodnetwork, para ler os meus livros e as minhas revistas de receitas.
A minha cabeça parece um turbilhão, não pára de pensar em tudo o que gostaria de experimentar, dos ingredientes especiais e utensílios de cozinha que gostava de adquirir.
Entretanto vou acumulando sabedoria, através do que faço e do que vejo fazer e quanto mais aprendo, mais sinto que tenho muito mais para aprender, e isso é extraordinário.
As salsichas frescas que hoje aqui apresento foram inspiradas numa receita da Ina Garten, assim que vi o programa fiquei com água na boca e ao jantar as minhas salsichas já estavam no forno.
A receita original faz parte da ementa do restaurante italiano de uma amiga da Ina, há mais de 25 anos, é confecionada com salsichas frescas normais e com salsichas picantes.



Ingredientes para 3 pessoas:

3 Salsichas frescas
3 salsichas frescas picantes ou outras à escolha
Uvas de 2 qualidades
Manteiga
Azeite
Vinagre Balsâmico
Vinho branco seco

Preparação:

Cozer as salsichas durante 10 minutos para libertarem o excesso de gordura
Colocar um tabuleiro de ir ao forno sob o fogão, derreter a manteiga com azeite e saltear as uvas, regar com vinagre balsâmico e deixar reduzir. Depois juntar as salsichas e um pouco de vinho branco e levar ao forno aquecido a 170ºC. Quando estiverem tostadas de um lado, virar e deixar tostar do outro.
O ácido do vinagre e o doce das uvas combina na perfeição com o sabor das salsichas, mas o meu marido não gostou.
Na receita sugerem que se sirva com puré de batata, mas como tinha comido isso à pouco tempo, servi com arroz de cenoura e uma salada de alface romana, beterraba e tomate cherry com uma folhas de manjericão.
As espetadas de melão e presunto são apenas uma sugestão para uma entrada rápida mas vistosa.
Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Olha olha, que esse repasto também não está nada mal. E se o teu marido não gosta das salsichas com as uvas, podes vir deixá-las cá a casa, que apreciamos o agridoce em quase tudo.

    Adoro salsichas frescas, tenho que as ir comprar ao Leando :)

    ResponderEliminar
  2. Simplas difrente e delicioso, gostei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. tudo o que é simples é muito bom. Parabéns pela decisão de as partilhares.
    Bjs de boa noitee
    http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/09/o-sabor-delicioso-das-coisas-simples.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu partilho quase tudo Mané, não sou invejosa, muito pelo contrário, gosto muito de dar - faz-me feliz!
      Beijinhos bom fim-de-semana

      Eliminar
  4. As tuas receitas estão cada vez melhores, mas bom, bom, foi o teu comentário cuidadoso que apesar de ja estar informada sobre o assunto dos sopros, fez-me ter outras esperanças para o futuro. MAs qd um médico nos diz que o nosso filho tem essa coisa, caiu-me o mundo em cima, que nem consegui ter coragem de fazer pesquisas com receio de me assustar. E qd passou um ecocardiograma ainda fiquei pior. Agora dps do susto, ja sei mt sobre o assunto, mas o teu cuidado de partilhares comigo ainda me deixou mais calma. obrigada por isso. Quem me dera ter sabido disso antes deste meu susto. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo e só pelo modo como escreveste deu logo para perceber que era com o teu filhote. É bom estares esclarecida sobre o assunto, mas espero que não tenha passado de um susto.
      No meu caso tenho vagas recordações das idas regulares ao hospital pediátrico de Coimbra. Com 5 anos recordo-me de estar nua, cheia de frio com as ventosas dos electrodos por todo o corpo. Quando já era maior "apaguei-me" por breves momentos e fiquei geladinha e não era inverno. A minha mãe é que se assustou, mas eu foi como se tivesse adormecido numa paz que nunca mais experimentei... Depois passou com a mudança de idade, os médicos sempre tinham razão.

      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Lamento informar, mas apesar do marido não ter apreciado a mistura, não sobrou nadinha! :)
    Beijocas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Simplificar é a palavra de ordem :) Obrigada pela visita ao meu blog!

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!