quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Carne de vaca guisada e viva a crise!

Oh pá tenho que confessar, nem tudo nesta mal fadada crise é mau!
Calma, antes de começarem a chamar-me nomes, leiam o que tenho para vos dizer.
Se até há uns tempos atrás eu podia fazer as compras para casa sem olhar muito aos preços, com os cortes nos salários, aumento dos impostos, sem qualquer tipo de apoio para os filhos, impunha-se a necessidade de controlar certas despesas.
E é nesse aspeto que a crise me modificou e para melhor, enquanto consumidora tornei-me mais consciente, menos gastadora, e admito que em quase tudo me sinto melhor servida que anteriormente.
As compras da casa passaram a ser feitas principalmente no Intermarché, consumo praticamente todos os produtos das marcas próprias, que prefiro às do Continente mas de longe, na realidade as poucas coisas que vou comprando da marca referência e pouco diga-se, é a coca-cola e outros refrigerantes, porque até mesmo os néctares são da marca branca.
Na higiene da casa e da roupa uso tudo da marca Apta e estou bem satisfeita, uma vez por outra aproveito promoções, também uso alguns produtos do LIDL.
Outra coisa que faço é ter atenção às promoções especialmente de carne e peixe, por exemplo vi que no Intermarché a carne de vaca e o bacalhau estavam promoção. Quando saí do trabalho fui lá direitinha, mas àquela hora já havia pouca escolha, no entanto ainda consegui deitar o olho a um bom naco de carne de vaca para guisar.
Desejei que ninguém o pedisse antes de mim, mas azar dos azares, a senhora que estava a ser atendida também teve olho, mas só levou metade.
Quando chegou a minha vez perguntei se não tinham mais, infelizmente não, contentei-me com aquelas 700gr a 3.99€/kg, que me custaram a módica quantia de 2.81€.
Chegada a casa arrumei as compras, fiz o jantar e ainda preparei o almoço do dia seguinte, quando provei um pedaço da carne que se desfez na boca, não podia ter ficado mais satisfeita.
E pronto é isto, quem é que não se sente satisfeito quando faz refeições caseiras deliciosas, faz boas compras e mesmo assim consegue poupar?
 

Cortar a carne aos cubos grandes

 
 Refogar uma cebola, 2 alhos com 2 folhas de louro uma pitada de sal e azeite


Adicionar a carne, temperar com um pouco de sal e pimenta envolver no refogado. Deixar alourar cerca 5 minutos

 
Adicionar uma cenoura corta aos pedaços

   
Adicionar cerca de 150 gr de tomate triturado com uma pitada de açúcar
 

Adicionar cerca de 100ml de caldo de carne (este é caseiro) ou um pouco de vinho branco, atenção ao sal 

Tapar e deixar cozinhar cerca de 1h45m em lume brando, verifique a meio se tem molho suficiente


Prove a carne, se necessário cozinhe mais um pouco ou retifique os temperos. 
Para acompanhar, arroz branco, massa ou um bom puré de batata. 

Bom proveito!

8 comentários:

  1. Eu faço o mesmo, uso mais marcas brancas de marca mesmo tem que ser o amaciador da roupa,a lixivia o calgon e pouco mais de resto não sou esquesita.
    Essa carne ficou com bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo! Acho que é óptimo irmos ao supermercado e fazermos boas compras sem comprometer a qualidade do que comemos :)
    E uma carne de vaca guisada sabe sempre bem!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Huuuuuuuuummmmmmmmm... Que Delicia!!!
    Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, e aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog. Lá tem de tudo um pouco: Artesanato, Receitas, Dicas,...
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Dora :)
    Concordo sim, esta crise vai expor tristes vaidades e mostrar que se pode aprender a viver de uma outra forma aprendem-do a controlar as despesas e a viver com o que se tem. Aprendi com a minha prima no Brasil, ela sabia os preços de tudo e assim tinha possibilidades de rentabilizar o seu dinheiro. Não vou dizer que sei os preços todos, mas do que preciso eu sei o preço e onde sou mais bem servida, "a necessidade aguça o engenho".
    Não esquecendo, esse guisado ficou mesmo a pedir para ser servido, e económico!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Uma verdadeira delícia.

    Votos de um Próspero Ano Novo 2014!
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Vou experimentar! Com batata frita. Já cheira! Nhammm 🍴

    ResponderEliminar
  7. Vou experimentar! Com batata frita. Já cheira! Nhammm 🍴

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!