quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma tarte tatin para impressionar os amigos

Se querem uma tarte saborosa e tão fácil de preparar, que até eu a consigo fazer sem pensar que o autor da receita me está a querer enganar, fiquem de olho nesta que vou partilhar convosco.
Sim, às vezes, talvez demasiadas, quando experimento alguma receita pela primeira vez fico cheia de dúvidas e penso que será impossível aquilo transformar-se em algo próprio para consumo humano.
A verdade é que não sou muito prendada nos doces, isso é mais para a minha irmã que tem duas varinhas de condão no lugar das mãos. Já eu consigo ser bastante desastrada e isso justifica-se com o facto de ser a terceira e última filha dos meus pais, tendo que me sujeitar às sobras dos atributos dos meus irmãos, apesar de tudo não me posso queixar.
É claro que já tinha visto um sem número de receitas de tartes tatins, da mais clássica à mais versátil, mas foi num episódio do Ingrediente Secreto que disse cá para os meus tachos: Yes we can!
Esta foi para adoçar a boca dos meus meninos, já que eu voltei à dieta, mas também poderá ser para agradar a uma sogra gulosa, ou impressionar aquela amiga que tem a mania que é melhor cozinheira que nós.
A versão com maçã
Primeira experiência com bananas

Ingredientes:
1 placa de massa folhada
3 bananas ( outra fruta a gosto pêras, maçãs, pessêgos)
Açúcar qb ( o suficiente para cobrir o fundo da tarteira quando derretido)
canela em pó qb
manteiga 5 cubos
Preparação:
  • Barrar uma tarteira com manteiga;
  • Derreter o açúcar numa frigideira até fazer o caramelo, juntar 2 cubos de manteiga e as bananas cortadas ao meio até caramelizarem bem;
  • Verter este preparado para a tarteira, dispor a fruta de forma a cobrir todo o fundo, polvilhar com canela juntar mais 3 cubos de manteiga;
  • Cobrir a tarteira com a massa folhada levar ao forno pré aquecido a 200ºC, cerca de 20m ou até a massa folhar. Para não desperdiçar massa, usei um pirex rectângular e dobrei a placa de massa, ficou duplamente folhada.
  • Pode servir simples ou com gelado de baunilha.
Bom Apetite!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Heróis do Mar, Nobre Povo - Espetadas de salmão e lulas

Hoje podia escrever sobre tanta coisa. Podia discorrer a minha opinião sobre as novas medidas de austeridade, mas para isso teria que saber quais são e eu já não tenho pachorra para ouvir o PP (Pedro Passos) ou o VG (Vítor Gaspar). Poderia criticar o Nogueira Leite sobre as declarações na sua página pessoal do Facebook, mas se a página é pessoal, logo a sua postura também e apesar do cargo que ocupa e do salário pornográfico que aufere, tem igualmente direito a certos desabafos.
Podia falar ainda da tristeza que assolou o nosso compatriota CR7, coitado, pagar impostos custa a todos, tanto lá como cá.
Podia falar disto tudo e já o fiz qb, por agora basta, já sei que lá em casa vamos ter que pagar mais impostos, não há volta a dar.
Quem me conhece sabe que consigo sempre retirar das coisas más um aspecto positivo, mas neste caso concreto da situação económica do país é difícil vislumbrar qual será. Talvez seja o  facto de ser em momentos difíceis, como este, que surgem as melhores ideias. O ditado popular diz “a necessidade enguça o engenho” e não podia estar mais de acordo.
E isso aplica-se a quase tudo, tanto no trabalho como na vida pessoal e embora não passando actualmente por necessidades de qualquer espécie, graças ao meu marido que é um gajo do caraças para trabalhar, gosto sempre de dar uso ao meu engenho para suprir todas as necessidades, até a mais básica como comer.
Para isso tenho contado com a ajuda secreta do Henrique Sá Pessoa, a última inspiração na minha cozinha e que me tem valido um cavalo na guerra, não fosse o rapaz do meu ano, mês e signo!


Ingredientes para 5 espetadas de Salmão e Lulas com gambas com molho de soja:
2 Lombos de salmão
10 lulas pequenas limpas
20 gambas
½ pimento verde
1 cebola
2 dentes de alho
Cebolinho qb
Molho de soja qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta 5 bagas qb

Preparação:
Corte o salmão aos cubos (de preferência todos do mesmo tamanho)
Lave as lulas e corte ao meio, aproveite os tentáculos também
Descasque as gambas, retire a cabeça e deixe apenas a ponta da cauda.
Corte o pimento e a cebola em pedaços quadrado, mas ou menos do tamanho do salmão
Comece a montar as espetadas, se for espeto de madeira molhe-os previamente para não secarem.
Comece por colocar o pimento e a cebola seguidamente um quadrado de salmão, mais uma camada de pimento e cebola e a seguir metade de uma lula e os tentáculos, novamente o pimento e a cebola e uma gamba, e assim sucessivamente até preencher, mas não na totalidade, o pauzinho do espeto.
Descasque e pique os alhos, pique igualmente o cebolinho e faça uma marinada com o molho de soja, o azeite um pouco de pimenta.
Disponha as espetadas numa travessa e deixe marinar no mínimo por meia hora, antes de grelhar polvilhe com sal, mas pouco tenha atenção que o molho de soja já tem sal.
Leve a grelhar cerca de 20 minutos, depende do grelhador, eu fiz no forno, num tabuleiro com grelha 20m a 170 graus, virei a meio do tempo e reguei com a marinada.
Acompanhei com batata cozida e uma salada mista, mas com arroz basmati deverá ser uma boa opção para uma versão mais oriental.

Ficaram óptimas!!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

The end of "Sister Season"

De um modo geral todos falam do fim ou início das férias e do final do verão, que aos poucos vem roubando uns minutos de luz a cada dia.
Julho e agosto foram 2 meses que passaram tão depressa como se fossem 2 semanas. Eu gostava de ter aproveitado muito mais, todos os anos sinto isso, acabando sempre por reconhecer que mais, seria impossível.
O que setembro trouxe foi o fim do convívio com a minha irmã, cunhado e sobrinhos e a incógnita de quando voltaremos a estar juntos. Quem nos conhece bem sabe o que isso significa, um nó na garganta e uma saudade imensa.
Não somos apenas irmãs, somos amigas, somos diferentes e ao mesmo tempo muito parecidas, mas no fundo é como se fossemos apenas uma pessoa e isto diz tudo. Fazes-me falta...
A "Sister Season" acabou, mas pelo menos e para já o calor continua, continuam por isso também os petiscos na rua, aos quais não têm  faltado chocos e peixe grelhado, saladas e cervejas bem geladinhas que sabem melhor que champanhe.
Num final de tarde quente, enquanto regava as minhas ervas de cheiro, pensei como seria bom vaguear de biquini pelo jardim, o ano inteiro, isso sim era vida para mim!
Entretanto o meu marido fez o favor de me trazer de volta à realidade perguntando-me o que iria ser o jantar.
Já que falamos de aproveitar a vida e cada momento de felicidade que podemos viver, porque não aproveitar inteligentemente as sobras de comida? Foi assim que saíram uns folhados de carne e uma salada fresca. 
Folhado de carne com salada de rúcula, agrião, maçã e tomate cereja

Um pote receheado com praias do mundo e a cumplicidade de duas irmãs

Ingredientes:
1 placa de massa folhada rectangular (LIDL)
Sobras de carne (usei porco e vaca) cerca de 300gr
1/2 linguíça
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
1 alho
2 colheres de sopa de tomate triturado ou polpa
2 pés de salsa
queijo emental ralado qb
pimenta qb
azeite qb
vinho branco qb

Preparação:
Refogar ligeiramente a cebola com o alho e cenoura, adicionar as carnes picadas, o tomate e o vinho deixar cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos. Rectificar os temperos juntar a salsa picada e envolver bem.
Retirar do lume deixar arrefecer.
Estender a placa da massa e dividir consoante o número de folhados que desejar fazer, neste caso fiz apenas 2, ou seja dividi a placa a meio.
Colocar o recheio e uma boa camada de queijo, fechar calcando as pontas com a ajuda de uma garfo, fazer uns cortes superficiais na parte de cima para a massa respirar e pincelar com gema de ovo.
Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 10/12minutos até corar a gosto.
Servi acompanhado com uma salada de rúcula, agrião tomate cereja e maçã, temperada com pimenta 5 bagas, vinagre balsâmico e azeite.
Bom apetite!