terça-feira, 15 de novembro de 2011

Um Bolo que foi uma autêntica Vitória


Se me querem deixar com os cabelinhos em franja é falarem-me repetidamente da mesma coisa, e nisso o meu Mini P tem arte e mestria. Mas desta vez, justiça lhe seja feita se não fosse ele, tão depressa não experimentaria esta receita de bolo do Jamie Oliver.
No domingo de manhã, enquanto o resto da famelga preguiçava deitámos mãos à obra e preparámos o Bolo Vitória que iria ser servido ao lanche.
Na verdade eu não gosto muito de fazer bolos, isso é sair da minha zona de conforto. Não sei porquê, mas tenho um pavor irracional que aquilo não corra nada bem.
O meu filho chegou a dizer-me que e passo a citar - “Aposto que desejas que o bolo fique uma porcaria, para eu não te voltar a chatear!” Isto é coisa que se diga, meu menino? Com a comida não se brinca!
Já aqui disse que não gosto de companhia quando estou a experimentar qualquer coisa nova, pois distraio-me com facilidade, mas neste caso era impossível, o rapaz queria e muito participar.
A nossa relação é parecida com a de um casal de 70 anos, sempre a desconversar, mas não vivemos um sem o outro.
Fizemos o bolo e depois de discutirmos o recheio e a substituição dos ingredientes originais, decidimos que só o faríamos antes de servir para estar mais fresquinho, e foi uma boa ideia.

Chávenas, bule, individual, prato do bolo - coisinhas novas!
Bolo Vitória - "Cozinhar com Jamie Oliver"
 Ingredientes:
Massa
225gr de Manteiga sem sal
225gr de Açúcar fino
225gr de Farinha extra-fina com fermento (não tinha e adicionei 2 colheres de sobremesa de fermento royal)
4 ovos grandes (tive que usar 5, os meus não eram muito grandes)
Raspa de 1 limão
(adicionei raspa de gengibre)
Farinha, manteiga e papel vegetal para as formas
Recheio
O original é com doce de morango, morangos frescos e frutos do bosque, mas como não tinha fiz com ananás de conserva.
400dl de natas (usei frescas da Longa Vida)
4 colheres de sopa de açúcar fino
Açúcar em pó
Sementes de uma vagem de baunilha
Sumo de limão
4 rodelas de ananás de conserva

Preparação:
Amolecer a manteiga e bater com açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar os ovos um a um e ir batendo bem entre cada adição.
Juntar a raspa do limão e do gengibre e bater até estar tudo bem ligado. Por fim adicionar a farinha peneirada aos pouco e envolver bem, como uma colher de pau ou vara.
Untar 2 formas de 20cm com manteiga passar por farinha. Cortar uma rodela (mais pequena que o diâmetro da forma) de papel vegetal e forrar o fundo de cada uma das formas, untar o papel com manteiga e voltar a passar por farinha.
Por fim divida a massa pelas formas e leve ao forno pré aquecido a 180Cº até estar douradinho, Espete um palito durante 5 segundos no meio do bolo, se o palito sair seco é porque está no ponto. Deixar repousar um pouco no forno, depois desenformar para cima de uma rede até arrefecer.
Eu fiz assim, e a meio troquei as formas de posição no forno. Mas deve dar para cozer tudo na mesma forma e depois cortar ao meio, provavelmente não ficará tão perfeito e dever-se-á ter alguma atenção à cozedura.
Para o recheio bater as natas com o açúcar, adicionar o sumo de limão e algumas sementes da vagem de baunilha.
Quando estiver um chantilly firme barre uma metade do bolo, junte o ananás partido em pequenos pedaços, cubra com mais chantilly e a outra base de masse e polvilhe com açúcar em pó, usando um passador fino para peneirar.
Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Olá!

    Que lindo bolo! Gostei mesmo muito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo, aposto que muito saboroso e no final foi uma vitória com saborzinho especial, pois experimentaste cozinhar uma coisa nova com companhia :)

    ResponderEliminar
  3. Valeu mesmo a pena a insistência do teu P, pois o bolo ficou maravilhoso. Parabéns aos dois e também por o partilhares connosco e nessa mesa linda, linda

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Seu bolo ficou muito lindo, deve estar delicioso...
    Adorei!!!

    Fica bem!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  5. Gostei do teu bolo! Se é do Jamie eu aprovo. E parabéns ao mini P que te ajudou e bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Miúda, que bolo tão lindo...um beijinho e obrigada por partilhares essa delicia...um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá é a 1ª vez que visito o teu blog mas com este bolo tão lindo fiquei fã!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Amigas, muito obrigada pelos vossos miminhos, não imaginam como isso me dá alento e deixa feliz! Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Gosto de coscuvilhar as receitas, mas o que me dá um imenso prazer é ler as suas mensagens. Então o penúltimo paragrafo é tão verdadeiro que me revejo nele imensas vezes, não com o filho mas com o marido. Foi lindo!
    A receita do bolo parece ser óptima, o açúcar fino normalmente dá uma textura não tão fofa mas muito macia, mas se alterar e fizer só numa forma pode não obter o mesmo resultado de textura e de aspecto.
    Gostei muito deste bocadinho... Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!